A comunicação entre o multifunções e o servidor através de um web browser está sujeita a escuta e a manipulação de dados. Como tal, recomenda-se a instalação dos certificados externos emitidos para os websites aos quais o multifunções tem permissão para aceder e a ativação prévia da função de Verificação de certificado de raiz do equipamento. O acesso não autorizado pode ser impedido se permitir ao equipamento aceder apenas a websites cujos certificados estejam instalados no equipamento.
É recomendado ativar a opção [Verificação de certificado de raiz], especialmente quando enviar dados utilizando o JavaScript.
Para ativar [Verificação de certificado de raiz], é necessário ativar a função SSL do equipamento e instalar certificados externos.
Para mais informações sobre como configurar o SSL, consulte Configurar as Definições SSL/TLS.
Para mais informações sobre como instalar certificados externos, consulte Configurar a Autenticação IEEE 802.1X.
As definições do equipamento para Verificação de certificado de raiz podem ser especificadas apenas através do Web Image Monitor.
Consulte artigos relacionados na Ajuda do Web Image Monitor.
Se [Verificação de certificado de raiz] estiver desativado e o utilizador aceder a um website não fidedigno, poderá ser apresentada uma mensagem de aviso.
Nesse caso, o website relacionado poderá ter problemas de segurança. Neste caso, o administrador do equipamento deverá consultar "Resolução de Problemas" e, em seguida, dar instruções aos utilizadores no sentido de tomarem as medidas apropriadas.
Além disso, mesmo que não seja apresentada uma mensagem dessas, para minimizar o risco de fuga de informações e de manipulação de dados, o administrador deverá dar instruções aos utilizadores para verificarem os certificados e os URLs de todos os websites ligados, para que seja possível impedir o acesso a websites não autorizados.
Web site não fidedigno
Um "website não fidedigno" é o seguinte:
Não emite um certificado.
Uma fonte desconhecida emite o certificado do site.
O certificado do site expirou.