Existem cinco tipos de métodos de autenticação de utilizador: autenticação por código de utilizador, autenticação básica, autenticação Windows, autenticação LDAP e autenticação ISA. Para utilizar a autenticação de utilizadores, selecione um método de autenticação utilizando o Web Image Monitor ou o painel de controlo e, em seguida, efetue as definições necessárias para a autenticação. As definições dependem do método de autenticação. Primeiro, especifique a autenticação de administrador e, em seguida, a autenticação de utilizador.
![]()
Se a autenticação do utilizador não for possível devido problemas com o disco rígido ou com a rede, pode utilizar a impressora acedendo à mesma utilizando a autenticação de administrador ou desativando a autenticação de utilizador. Por exemplo, pode fazer isto se necessitar de utilizar a impressora com urgência.
Sequência de configuração da autenticação do utilizador
Procedimento de configuração |
Detalhes |
|---|---|
Configurar a autenticação do administrador |
|
Configurar a autenticação do utilizador |
Especifique a autenticação do utilizador. Estão disponíveis cinco tipos de autenticação de utilizador: |
Métodos de autenticação dos utilizadores
Procedimento de configuração |
Detalhes |
|---|---|
Autenticação através do código de utilizador |
A autenticação é realizada através de códigos de utilizador de oito dígitos. A autenticação é aplicada a cada código de utilizador, não a cada utilizador. É necessário registar previamente o código de utilizador no livro de endereços da impressora. |
Autenticação básica |
A autenticação é realizada através do livro de endereços da impressora. É necessário registar previamente os utilizadores no livro de endereços da impressora. A autenticação pode ser aplicada a cada utilizador. |
Autenticação Windows |
A autenticação é realizada através da controladora de domínio do servidor Windows ligado à mesma rede da impressora. A autenticação pode ser aplicada a cada utilizador. |
Autenticação LDAP |
A autenticação é realizada através do servidor LDAP ligado à mesma rede da impressora. A autenticação pode ser aplicada a cada utilizador. |
Autenticação ISA |
A autenticação é realizada através de um servidor de autenticação externo ligado à mesma rede da impressora. Isto cria um ambiente no qual a autenticação é aplicada coletivamente aos utilizadores de dispositivos (como impressoras e computadores) em toda a rede. A autenticação pode ser aplicada a cada utilizador. Para criar um servidor de autenticação externo, é necessário software que inclua um gestor de autenticações (por exemplo, Remote Communication Gate S). |
![]()
Para especificar a autenticação básica, autenticação Windows, autenticação LDAP ou autenticação ISA, ative primeiro os privilégios de administrador de utilizadores em "Gestão de autenticação do administrador".
Pode especificar a autenticação por código de utilizador sem especificar a autenticação de administrador.
A autenticação por código do utilizador permite-lhe autenticar utilizadores através dos seus códigos de utilizadores. A autenticação básica, autenticação Windows, autenticação LDAP e autenticação ISA permitem-lhe autenticar um utilizador como um indivíduo.
É possível transferir e utilizar como nome de utilizador para início de sessão uma conta de código de utilizador que não tenha mais de oito dígitos e que seja utilizada para autenticação por código de utilizador, mesmo depois de o método de autenticação mudar de autenticação por código de utilizador para autenticação básica, autenticação Windows, autenticação LDAP ou autenticação ISA. Nesse caso, uma vez que a autenticação de código de utilizador não necessita de uma palavra-passe, a palavra-passe de início de sessão é definida em branco.
Se o método de autenticação mudar para autenticação externa (autenticação Windows, autenticação LDAP ou autenticação ISA), a autenticação não é necessária, a não ser que a conta de código de utilizador transferida tenha sido previamente registada no dispositivo de autenticação externa. Contudo, e apesar de uma possível falha na autenticação, a conta de código de utilizador permanece no livro de endereços da impressora.
Do ponto de vista da segurança, se o método de autenticação mudar de autenticação por código de utilizador para outro tipo de autenticação, é aconselhável eliminar contas que já não sejam utilizadas ou configurar uma palavra-passe para início de sessão. Para mais informações sobre a eliminação de contas, consulte a Ajuda do Web Image Monitor. Para mais informações sobre a alteração de palavras-passe, consulte Especificar nomes de utilizador e palavras-passe de início de sessão.
Não pode utilizar mais do que um método de autenticação ao mesmo tempo.
Após ligar a alimentação, as funcionalidades avançadas podem não aparecer nos itens de autenticação de utilizador no menu Gestão da autenticação de utilizador. Se isto acontecer, aguarde um momento e abra novamente o menu Gestão de autenticação de utilizador