Como outros Plotters HP, o HP-GL/2 faz plotagens utilizando unidades individuais de 0,025 mm. No entanto, ao fazer plotagens em papel, a resolução da impressora ou do Plotter determina as unidades de plotagem.
A explicação seguinte abrange as coordenadas iniciais do filtro HP-GL/2, a origem da plotagem e o ponto de dimensionamento.

O filtro HP-GL/2 utiliza as coordenadas iniciais, origem da plotagem e ponto de dimensionamento para começar a processr os dados de entrada. Dados de entrada que tenham coordenadas negativas e tenham origem em outra parte que não a área inferior esquerda (P1) ou o limite de impressão (a área especificada de comando PS) são alterados pelo valor mínimo de cada última coordenada desenhada em relação à origem da plotagem (onde X e Y cruzam, na direcção negativa).
Da mesma forma, as coordenadas de imagens que são desenhadas na direcção positiva são alteradas da mesma forma. Imagens que excedam o limite de impressão não são impressas.
Se a opção de corte do filtro HP-GL/2 estiver activa (sobrepondo-se ao limite de impressão do comando PS), os dados são impressos com o limite de impressão reposto para o valor mínimo e máximo de cada coordenada da imagem e independentemente da posição do original e do limite de impressão.